quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Como lançar um DAO

 

As 5 etapas que você precisa considerar ao lançar um DAO

Imagem

O Hashflow está ativo ! Negocie seus tokens favoritos com spreads reduzidos, derrapagem zero e resistência MEV.

Negociar em Hashflow


Cara nação sem banco,

Existem milhares de experimentos DAO acontecendo na criptografia.

Eles estão surgindo em todos os lugares. Protocol DAOs, Creator DAOs, Media DAOs , Social DAOs e DAOs que fazem coisas malucas, como entrar em guerras de lances com bilionários por artefatos inestimáveis .

Essas novas organizações são uma oportunidade única . Afirmamos que eles são o futuro do trabalho . E acreditamos firmemente nisso.

DAOs são a camada de coordenação da criptografia. Permite que as pessoas decidam coletivamente como alocar recursos em escala global, permitindo a formação de novas comunidades digitais.

E como você pode imaginar acima, você pode lançar um DAO para qualquer coisa .

Existem apenas algumas coisas de que você precisa: uma missão, uma maneira de se comunicar, um tesouro comunitário e uma estrutura de governança para o tesouro.

O resto está totalmente aberto.

Lucas explica o que você precisa saber se quiser lançar uma dessas novas organizações digitais.

- RSA


🙏 Patrocinador:  Lido - depósito líquido simplificado e seguro para ativos digitais.


📺 Assistir a recapitulação de JPEGs superfaturados


Terça-feira Tática

Escritor Bankless:  Lucas Campbell , Editor de  Bankless e Colaborador da Bankless DAO

Como lançar um DAO

Imagem

A maior organização do mundo acabará por ser um DAO. 

Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) são comunidades digitais com uma missão compartilhada, conta bancária e tabela de limite. Nos últimos meses, vimos essas novas organizações digitais ascenderem à vanguarda da narrativa criptográfica à medida que as pessoas percebem seu potencial para coordenar humanos e dinheiro em escala global.

Dada a sua ascensão à proeminência, essa tática o guiará por algumas das etapas e considerações que você precisa seguir se estiver planejando lançar seu próprio DAO.

  • Objetivo: aprender o que você precisa saber para lançar um DAO

  • Habilidade: Avançada

  • Esforço: depende - pode ser o trabalho da sua vida ou um pequeno projeto paralelo

  • ROI: O céu é o limite :)


Como lançar um DAO

Os blockchains públicos permitem que as pessoas coordenem democraticamente o valor na Internet - tudo de que precisam é uma missão compartilhada.

Com uma definição tão ampla, você pode virtualmente iniciar um DAO para qualquer coisa. Vimos DAOs oferecerem mais de US $ 40 milhões para a Constituição dos EUA , coletar o meme Doge por US $ 4 milhões, combater as mudanças climáticas , comprar um campo de golfe , financiar bens públicos e muito mais. Há um espaço de design infinito para DAOs que está apenas sendo descoberto.

Se você estiver interessado em lançar uma das novas organizações, existem algumas áreas a serem consideradas:

  1. Missão

  2. Comunidade

  3. Tesouraria

  4. Governança

  5. Propriedade

1. Missão

Estabelecer uma missão é a primeira etapa na criação de um DAO e, sem dúvida, a mais importante.

Você está trabalhando para quê? Qual é o objetivo do DAO? 

Ao solidificar isso, você está fornecendo aos membros do DAO uma estrela do norte clara para trabalhar. Se você ainda está tentando ligar para o motivo do lançamento de um DAO, aqui estão algumas ideias para começar: 

  • GitcoinDAO: Financiar bens públicos ( Impact DAO )

  • PleasrDAO : Colete artefatos culturais ( Coletor / Curadoria DAO )

  • FreeRossDAO: Liberte Ross Ulbricht da prisão   (Impact DAO)

  • BanklessDAO : Integrar 1B de pessoas à criptografia ( Social DAO )

  • Amigos com benefícios : Crie o clube social definitivo ( DAO Social )

  • Uniswap: construir um protocolo aberto para troca de valor ( protocolo DAO)

  • ConstitutionDAO : Compre uma cópia da Constituição dos EUA ( Coletor DAO )

Fonte: A paisagem DAO .

Diante do exposto, a missão de um DAO pode ser praticamente qualquer coisa. Como um exemplo divertido, ajudei a lançar um pequeno DAO para esquiadores e surfistas ( The Gnar Collective ), onde o objetivo é construir uma comunidade de destruidores de criptografia, organizar viagens ao redor do mundo e, eventualmente, comprar propriedades de férias para os membros DAO pousarem. Esta é a estrela norte do DAO, mas obviamente, leva tempo para atingir esses objetivos.

A missão é apenas o primeiro passo. Mas, depois de discar, a próxima coisa de que você precisa são as pessoas. Isso nos leva à comunidade.

2. Comunidade

A segunda etapa no lançamento de um DAO é sem dúvida a mais difícil: construir uma comunidade.

Primeiro, você deseja identificar se o seu DAO deve ser grande ou pequeno; exclusivo ou aberto. Você quer uma grande comunidade de milhares de pessoas ou um pequeno grupo de indivíduos selecionados?

Esta é uma distinção importante a ser feita, que depende muito de sua missão. Se seu objetivo é ajudar a embarcar um bilhão de pessoas na criptografia, você precisará de alguns músculos. Se você está procurando criar um clube social exclusivo, vai querer mantê-lo limitado a indivíduos selecionados.

Plataformas de aproveitamento como Discord e Telegram são uma ótima maneira de levar essas pessoas com ideias semelhantes para a mesma sala para iniciar as discussões. Você pode combinar essas duas plataformas de comunicação com o Collab Land para criar uma experiência mais web3.

O hub de comunicação é vital para o sucesso do DAO. Dito isso, um aspecto a ser considerado ao inicializar seu DAO é construir um repositório da comunidade de endereços em cadeia para, eventualmente, distribuir direitos de propriedade e governança.

Falaremos mais sobre isso em uma seção posterior, mas existem várias maneiras de fazer isso. Distribuir POAPs e outros NFTs, coletar nomes de ENS e muito mais são todos caminhos viáveis. Ter uma comunidade na rede torna o aspecto de propriedade e governança do DAO muito mais fácil de executar quando chegar a hora.

Se você deseja obter mais informações sobre como construir uma comunidade web3, vou passar para o meu colega Coopah algumas dicas:

⚒️ Ferramentas da comunidade

  • Discord ( centro de comunicação)

  • Telegram ( hub de comunicação)

  • Collab Land ( acesso bloqueado por token)

3. Tesouro

O tesouro da comunidade - propriedade compartilhada - é o principal desbloqueio da web3 que torna os DAOs tão valiosos. O tesouro é como a comunidade coordena e distribui capital para cumprir a missão. Embora cada DAO seja diferente, identificar as maneiras de inicializar o tesouro é uma etapa importante.

Tudo isso depende do tipo de DAO que você vai lançar. Se você estiver construindo um protocolo DAO onde há uma taxa de uso, esta etapa pode ser bastante simples:

🔥 _🔥

Este processo também é semelhante para DAOs que vendem acesso de membros por meio de NFTs. No final do dia, você deve tentar colocar o máximo possível de dinheiro no tesouro, pois isso capacita a comunidade com capital de giro.

Se você estiver lançando um Social DAO aproveitando um ERC20, essa parte se torna um pouco mais difícil. O Bankless DAO foi pioneiro em um esforço para gerar receita na cadeia, lançando projetos e iniciativas exclusivos, em que uma divisão vai para o tesouro do DAO.

Como resultado, a comunidade lançou alguns dos mais vendidos crypto merch , lançou projetos NFT exclusivos , fez parceria com outros DAOs para criar novos índices e produziu parte do conteúdo de alto sinal na criptografia. Todas essas iniciativas não apenas geram receita para o tesouro DAO para obter capital de giro, mas também para os contribuintes que ajudam a lançar esses projetos!

A outra via é o que Friends With Benefits , Forefront e outros fizeram, quando recebem investimentos de grandes fundos em troca de uma fatia da propriedade do DAO. Da mesma forma, isso, por sua vez, fornece ao DAO capital de giro que pode ser implantado para cumprir sua missão - seja pagando contribuintes essenciais, financiando novos projetos e muito mais.

Depois de ter capital no tesouro da comunidade, a próxima etapa para descobrir é como administrá-lo.

⚒️ Ferramentas de Tesouraria:

4. Governança 

Embora a governança não seja a coisa favorita de todos, em um DAO, é seu dever cívico como membro. Acompanhar as discussões, propostas e enviar seu voto é uma tarefa crucial que precisa ser realizada para que o DAO siga em frente.

Imagem
Meme via Frogmonkee .

Há uma variedade de maneiras de lidar com a governança, mas geralmente se enquadra em um de dois grupos: dentro e fora da rede.

A governança na cadeia gira principalmente em torno de votos simbólicos, enquanto a governança fora da cadeia são as discussões e postagens no fórum que eventualmente chegam aos votos formais de governança na cadeia.

Dito isso, o fluxo de governança geral que vi nos DAOs é mais ou menos assim:

  1. Discussões de alto nível da comunidade por meio de chats e chamadas

  2. Proposta do fórum para obter um consenso suave

  3. Voto simbólico para obter um consenso difícil

  4. Execução da proposta se for aprovada e atingir o quorum

No entanto, a governança comunitária completa e aberta é apenas um aspecto. Também vimos a governança delegada entrar em ação, em que a comunidade empoderará direitos específicos a um grupo de indivíduos / grupos de trabalho. Isso é proeminente com os Comitês de Subsídios, onde podem receber sugestões da comunidade em geral, mas, em última análise, têm o poder de tomar a decisão executiva sobre como distribuir os subsídios.

Identificar quando, onde e como esses grupos de governança delegados entram em ação é um aspecto crucial do DAO, pois a governança formal para cada ação e decisão pode desacelerar as coisas. Você não quer passar por processos de governança de várias semanas para tomar todas as decisões.

Ter grupos de trabalho com poderes investidos permite que o DAO se mova com rapidez e fluidez, ao mesmo tempo em que mantém graus de comunidade, digamos.

Mas use isso com moderação - existem riscos de centralização aqui :)

⚒️ Ferramentas de governança:

5. Propriedade 

Depois de ter uma estrutura de governança, você está pronto para distribuir a propriedade. É assim que você representa o acesso dos membros e vota nas decisões de governança.

Conforme elucidado ao longo deste artigo, há duas maneiras principais de distribuir a propriedade: tokens fungíveis ( ERC20s ) vs. tokens não fungíveis ( NFTs ).

Alguns projetos aproveitam os NFTs de sua comunidade ( como Lootbags for Loot ) como peso de governança para votar no Snapshot, enquanto comunidades como FWB aproveitam seu token ERC20 nativo. Ambos tem suas vantagens e desvantagens.

Conforme mencionado na seção de tesouraria, a grande vitória com a propriedade de membros NFT é que é mais fácil vender os direitos de membro por meio de uma queda NFT ( não aconselhamento jurídico, por favor , verifique com um advogado) , tornando muito mais fácil arrancar capital no tesouro comunitário .

Para ERC20s, especialmente para aqueles nos EUA, vender acesso de associação pode se tornar mais complicado. Aqui, há uma necessidade maior de ter uma equipe jurídica para examinar o processo e sempre há uma chance de Gary Gensler bater à sua porta ( mais uma vez, sem aconselhamento jurídico, consulte um advogado) .

A principal vantagem de usar tokens fungíveis é que é um mecanismo melhor para iniciar uma economia interna. A natureza fungível dos tokens ERC20 abre a porta para incentivar os contribuintes mais facilmente do que os NFTs. Além disso, ao distribuir uma porção significativa do fornecimento ao tesouro, ele cria um mecanismo de alavancagem mais alto para o capital inicializado no longo prazo se o DAO for bem-sucedido.

Com tudo isso em mente, há definitivamente um futuro em que os DAOs podem aproveitar os tokens NFTs e ERC20 em sua estrutura de propriedade e estrutura de governança; no entanto, ainda é bastante cedo nesta área.

⚒️ Ferramentas de propriedade:

DAOs comerão o mundo

A primeira frase deste artigo afirmou que a maior organização do mundo acabará por ser um DAO. Eu acredito firmemente nisso.

Os DAOs oferecem uma nova maneira de os humanos se coordenarem uns com os outros pela Internet e ter propriedade coletiva sobre ela. Essa dinâmica é poderosa que os cripto nativos estão apenas começando a reconhecer.

Eventualmente, o resto do mundo chegará a esta mesma realização, e o ano do DAO estará sobre nós.

Se você está pensando em lançar um DAO, seja apenas para se divertir com seus amigos ou para iniciar uma iniciativa séria que visa mudar o mundo, há uma oportunidade enorme e um espaço de design para você.

Para resumir, aqui estão 5 etapas que você pode seguir para lançar um DAO mínimo viável:

  1. Estabeleça uma missão ( esta parte está aberta!)

  2. Crie uma comunidade no Discord ou Telegram emparelhado com o Collab Land

  3. Crie um tesouro compartilhado com um Gnosis Multisig

  4. Construir uma estrutura de governança com instantâneo

  5. Distribuir propriedade com Mirror ou Coinvise

O resto é com você e com a comunidade.

Boa sorte :)


Passos da ação


Biografia do autor

Lucas Campbell  é o editor da  Bankless e contribuidor principal da Bankless DAO . Ele também se envolve com equipes de economia e governança de token por meio de  🔥 _🔥  ( Fire Eyes DAO ), trabalhando com projetos líderes da indústria como  Aave ,  Balancer ,  Gitcoin , SuperRare , ENS e mais.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Web 1.0, Web 2.0 e Web3 explicadas

 

by Narottam04

Todos podemos concordar que a web mudou drasticamente ao longo dos anos, tanto como consumidor quanto como desenvolvedor. Graças aos avanços na web, produzir sites e aplicativos atraentes nunca foi tão fácil.

O objetivo desta postagem do blog é explorar o passado da web, bem como discutir o futuro potencial da web, ou seja, a web 3.0.

meme

Web 1.0 Beta

O conceito de hipertexto é anterior à World Wide Web em várias décadas. No entanto, quase todos os sistemas de hipertexto dependiam de arquivos locais. Tim Berners-Lee desejava desenvolver um sistema que pudesse funcionar em redes, permitindo que indivíduos se conectassem de um arquivo em uma máquina a outro arquivo em outra.

Então, em dezembro de 1990, ele codificou um aplicativo com Objective-C para seu próximo sistema de computador e o nomeou world wide web.

WorldWideWeb era mais do que apenas um aplicativo de navegação de arquivos. Era um navegador e um editor.

Você pode verificar o primeiro navegador da web mundial: https://worldwideweb.cern.ch/

navegador antigo

Web 1.0

A Web 1.0 foi o primeiro estágio da revolução da World Wide Web, geralmente conhecida como  web somente leitura . Os sites eram informativos e continham apenas conteúdo estático com hiperlinks ou, em palavras simples, não havia CSS, links dinâmicos, interatividade, como registro de usuários, comentários nas postagens do blog, etc.

Os sites foram construídos usando Server Side Includes  ou  Common Gateway Interface  (CGI) em vez de um aplicativo da web escrito em uma linguagem de programação dinâmica, como Perl, PHP, Python ou Ruby.

Na era da Web 1.0, ou seja, de 1991 a 2004, os usuários da Internet eram consumidores de conteúdo criado por seus criadores .

BBC News início de 2010

Web 2.0

A Web 2.0, de 2004 até agora, é o segundo estágio da revolução da World Wide Web, geralmente conhecida como  web de leitura e escrita. A ênfase foi dada ao conteúdo gerado pelo usuário, facilidade de uso, cultura participativa e interoperabilidade.

Algumas das primeiras plataformas baseadas na web 2.0 são YouTube, Facebook, Amazon e assim por diante. Devido às tecnologias CMS, como WordPress e blogs, a criação de uma loja de comércio eletrônico se tornou extremamente popular.

A Web 2.0 trouxe uma mudança fundamental, onde as pessoas puderam compartilhar suas perspectivas, opiniões, pensamentos e experiências por meio de uma variedade de ferramentas e plataformas online.

web 2.0

Desvantagens da Web 2.0

Antes de examinar as desvantagens, vamos ver como funciona um aplicativo tradicional da Web 2.0.

Um cliente (usuário) fará uma solicitação HTTP ao servidor e se tudo estiver correto, ele enviará de volta aquela página da web como uma resposta.

protocolo http

Uma grande falha aqui é que todos os dados são armazenados em um servidor centralizado, controlado pelas empresas.

Facebook, Google e Twitter começaram a armazenar dados de usuários em seus servidores para que eles possam nos servir melhor conteúdo por meio do aprendizado de máquina. Isso, por sua vez, nos faria ficar em seus sites por mais tempo, proporcionando, portanto, mais receita de publicidade para essas empresas.

As empresas começaram a vender nossas informações aos anunciantes, o que significava mais dinheiro para elas!

Ofertas de compartilhamento de dados do Facebook expostas

Para resumir a web 2.0, podemos dizer que os usuários são o produto.

Web3

O conceito web3 visa criar uma internet descentralizada, mas segura, na qual as pessoas possam trocar dinheiro e informações com segurança, sem a necessidade de intermediários ou grandes empresas de tecnologia.

Ao contrário da Web 2.0, onde os dados são armazenados em um único banco de dados ou em um provedor de nuvem, os aplicativos Web 3 são executados em blockchain, nós ponto a ponto (servidores).

Ao contrário da web 2.0, onde você é o produto, algumas pessoas prevêem que, na web3, você será o proprietário do conteúdo. De acordo com especialistas da web3, a corporação será administrada por um grupo descentralizado conhecido como DAO (Organização Autônoma Descentralizada), eliminando a necessidade de CEO e alta administração em uma empresa. Como sua identidade digital não está vinculada à sua identidade real na web3, você pode permanecer anônimo na internet enquanto vive sua vida normal.

Um exemplo de aplicativo web3 é Obsidian para Whatsapp, Odyessy, LBRY para YouTube, etc.

web 3.0

O buzz em torno do Web3 vale a pena?

Pessoas variadas têm diferentes perspectivas sobre isso; alguns acreditam que é uma farsa criada por comerciantes de criptomoedas, enquanto outros acreditam que é um negócio real. Na minha opinião, blockchain e web3 ainda estão em um estágio inicial de desenvolvimento e têm um longo caminho a percorrer.

Alguns argumentos atuais válidos a partir dos escritos são:

  • O problema de computação e largura de banda para dimensionar o blockchain. Aqui está um link para o artigo sobre isso https://www.stephendiehl.com/blog/web3-bullshit.html
  • A mineração não é ecologicamente correta e consome muita energia para minerar e verificar transações. Aqui está um artigo da Universidade de Cambridge sobre isso.

https://www.cisl.cam.ac.uk/resources/sustainability-horizons/september-2019/environmental-footprint-of-cryptocurrency

https://www.business-standard.com/article/pti-stories/bitcoin-use-causing-co2-emissions-comparable-to-las-vegas-study-119071900858_1.html

  • Opinião pessoal: Criar uma plataforma de mídia social não regulamentada, como YouTube ou Facebook, onde os usuários podem adicionar quaisquer dados, mas não podem ser apagados, pode ser uma faca de dois gumes. Por um lado, você tem liberdade de expressão, mas por outro lado, pode haver pessoas publicando conteúdo explícito que não pode ser excluído por ninguém. Isso pode ser altamente perigoso, a menos que haja um meio de verificar se as informações contêm conteúdo explícito por máquina. Eu adoraria ouvir sua opinião sobre este assunto.

Referências

https://media.giphy.com/media/l4pTjOu0NsrLApt0Q/giphy.gif?cid=ecf05e47dtlkk3fe19ovkz96zbsihgjhtu6injewu9oy5v8e&rid=giphy.gif&ct=g

Estou aprendendo sobre blockchain há cerca de duas semanas e, embora não acredite que ainda esteja em um nível em que possa transformar toda a web, considero a ideia e o conceito de web bloqueada e descentralizada intrigantes. Este é o primeiro post de uma série sobre blockchain, então se você estiver interessado em aprender mais sobre essa tecnologia, fique atento ao meu artigo na próxima semana, no qual explicarei o blockchain usando gifs animados.





Faucets — Testenet

1. Ethereum Goerli Testnet : http://faucetlink.to/goerli http://goerli-faucet.pk910.de http://fauceth.komputing.org http://faucet.quickn...